><> ><> ><> ><>

><>  ><>  ><> ><>

O blog de Luiz Fernando Lóes

Jesus,

prove

deste

Manancial

















sexta-feira, 1 de julho de 2011

O Evangelho na pós- modernidade

"Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.
Ninguém vem ao Pai senão por mim."
(Jesus Cristo - em João 14:6)

Kaaaraa, analisando o nosso dia a dia vemos que o ambiente social no qual vivemos é influenciado por alguns conceitos que caracterizam a chamada pós-modernidade. Citarei três: relativismo, pluralismo e humanismo.
Cada um destes “ismos” está presente no seu cotidiano, mesmo que você não se dê conta disso. Está presente nos relacionamentos, nas artes, no sistema de ensino, nas propagandas, nos jogos, nas músicas, nos filmes, na moda e em cada programa de televisão que assistimos. Estamos de tal forma cercados por tais conceitos, que já nos acostumamos com eles.


Relativismo
O relativismo consiste na certeza absoluta de que não existem certezas absolutas. Desta forma, todo ponto de vista seria válido, pois se altera de acordo com a época, o lugar, o grupo social e os indivíduos.
Podemos nos situar analisando que os métodos, ferramentas, linguagem podem ser relativas, e devem ser mudadas com o tempo, mas a palavra sempre será inegociável.
Devemos retornar à ousada pregação de que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. (1Tm 2:5) Precisamos proclamar claramente que “em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12) O mundo necessita desta mensagem! Faz-se urgente que voltemos a proclamar que só Jesus é a porta da salvação, que só ele é o caminho da vida eterna! (João 10:9; 14:6)


Pluralismo
O pluralismo é o conceito que tenta eliminar a verdade, ao aceitar tudo como verdade. Segundo o pluralismo, Jesus não seria “a” verdade, mas apenas “uma” verdade.
Por exemplo, pregações contra homossexualismo, prostituição e aborto são proibidas por lei em alguns países, nos quais estas práticas já foram legalizadas. Qualquer pessoa que se sinta ofendida com a verdade da palavra de Deus pode processar o pregador, pois ele questionou a “sua” verdade particular.
Em suma, pluralismo significa isto: jamais opor-se perante o pensamento contrário. Assim sendo, você pode até declarar a sua verdade, desde que não se oponha à minha verdade.
Devemos proclamar que Jesus Cristo é a revelação plena da verdade absoluta. Ele é a própria verdade. Passará o céu e a terra, mas as suas palavras são eternas, jamais passarão. (Mc 13:31)


Humanismo
A terceira característica desta sociedade pós-moderna é o humanismo: a crença que coloca o ser humano no topo de qualquer escala de valores, no centro de todas as coisas, e como finalidade para todas as causas. Segundo o humanismo, Cristo não seria mais o centro da vida, mas o próprio homem.
O humanismo não é uma novidade na história.  Mas a ideologia humanista, que exalta o homem e sua individualidade, está mais forte do que nunca.Você já deve estar se perguntando como é que deixamos isto acontecer. A resposta é: “Não deixamos acontecer, já nascemos assim.” O ser humano já nasce egoísta e querendo ser o centro das atenções. O problema é que há milhares e milhares de crentes que não sepultaram o velho homem, com seus desejos egocêntricos.
A razão da nossa própria existência, que é vivermos para a glória de Deus (Ef 1:12). Jesus Cristo não é algo que acrescentamos à nossa vida, ele é nada menos que toda a nossa vida (Cl 3:4).
A nossa vida é Cristo! (Gl 2:20) Somente o resgate desta verdade trará de volta uma igreja que exalte ao Senhor, uma pregação centrada em Cristo, um evangelho da salvação e um povo santo, adquirido para Deus, resgatado das trevas para sua maravilhosa luz.



 Deus tem despertado uma nova geração em toda a terra nos convidando a um simples retorno a Jesus Cristo e ao seu evangelho.
 
 
Forte Abraço!
Luiz Fernando Lóes
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário